BLOG

A importância do CADRI para gestão de resíduos

A sustentabilidade é uma pauta na sua empresa? Se não, saiba que esse é um grande diferencial competitivo e pode ser introduzido de maneiras diferentes, uma delas é através do CADRI para gestão de resíduos.

Todas as empresas de São Paulo que são geradoras de resíduos perigosos necessitam, obrigatoriamente, do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – CADRI para gestão de resíduos, emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Esse documento atesta a adequação às normas de geração, armazenamento e destinação dos resíduos de empresas autorizados pela CETESB. Ele também auxilia no cumprimento da Lei 13.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Tipos de resíduos

Os resíduos que necessitam do CADRI são os industriais perigosos – classe 1, definidos pela NBR 10004 da ABNT, e outros vão além desta categoria. Esses detritos variam em função das atividades empresariais, por exemplo:

  1. Óleos usados;
  2. Lodo pastoso;
  3. Lâmpadas fluorescentes;
  4. Pilhas e baterias;
  5. Misturas de óleos e tintas;
  6. Embalagens plásticas;
  7. Pneus;
  8. Entulhos.

Cada tipo de resíduo requer um armazenamento e descarte específico. Por isso, deve-se analisar a sua origem e o seu grau de periculosidade. Esse estudo é fundamental para desenvolver uma boa gestão de resíduos.

Benefícios do CADRI para gestão de resíduos na sua empresa

O primeiro benefício em solicitar o CADRI é a adequação às normas vigentes de gestão de resíduos. Lembrando que essa é uma exigência legal para as empresas geradoras de resíduos perigosos.

Outro ponto positivo do certificado é o cumprimento dos requisitos do CETESB e legislações relacionadas ao meio ambiente, a fim de reduzir os impactos da poluição do ar, do solo e das águas.

Como solicitar o certificado CADRI

Para formalizar a solicitação do CADRI para gestão de resíduos são necessários os seguintes documentos:

  1. Dados do empreendimento (contrato social, declaração da Junta Comercial, Comprovante Simples Nacional etc.);
  2. Declaração dos responsáveis legais pela empresa;
  3. Informações qualitativas e quantitativas para cada tipo de resíduo;
  4. Dados do empreendimento de destino.

O que acontece se a minha empresa não solicitar a certificação?

As empresas que não aderem às normas estabelecidas pelo CETESB e não fazem a solicitação do certificado, estão ignorando os procedimentos adequados para gestão de resíduos e, consequentemente, causando problemas ambientais.

Além do impacto ambiental, outra consequência de não solicitar o CADRI para gestão de resíduos é uma inadequação à Lei 13.305/2010, que estabelece diretrizes relacionadas à gestão de resíduos sólidos.

Sendo assim, as empresas que desenvolvem atividades lesivas ao meio ambiente podem sofrer sanções penais e administrativas, uma vez que estão em desacordo com as legislações vigentes.

Por que escolher a Projeto Ambiental

Com mais de 21 anos de experiência, a Projeto Ambiental é uma empresa de assessoria e engenharia ambiental. Dispomos de várias soluções ambientais, entre elas licenciamentos para atender às exigências dos órgãos ambientais.

A Projeto Ambiental possui expertise nos trâmites necessários para solicitação do CADRI. Ao contratar os nossos serviços, você livra-se de todas as atividades burocráticas para emissão do certificado.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados para execução e acompanhamento de todas as fases do processo de certificação. Além disso, atuamos junto aos nossos clientes para garantir um resultado efetivo e com responsabilidade social.