BLOG

Estação de Tratamento de Esgoto – conheça as etapas do processo

A Estação de Tratamento de Esgoto (Efluentes Biológicos) são unidades operacionais responsáveis por tratar o efluente sanitário de empreendimentos localizados em área desprovida de rede pública coletora de esgoto. 

Devem-se tratá-las e devolvê-las à natureza reduzindo os impactos ambientais, assim como os danos à saúde humana, seguindo normas da legislação ambiental que determinam como esses efluentes serão destinados.

A legislação que determina os padrões de qualidade do efluente tratado para ser lançado em corpo d’água é o Decreto n° 8468/76, onde conforme a classificação do corpo d’água, essa legislação estabelece padrões de qualidade especificas, podendo ser mais ou menos restritivas. 

 

Quais segmentos precisam da Estação de Tratamento de Esgoto

 

Empreendimentos de diversos segmentos que estão localizados em área desprovida de rede pública de coleta e desprovida de tratamento municipal de esgoto, devem ter em seu empreendimento sistema de tratamento de esgoto sanitário, para atender a demanda operacional e ocupacional do empreendimento, sendo o efluente gerado em copas, banheiros, vestiários, refeitórios e cozinhas. 

Segmentos que implantam estações de tratamento de esgoto:

  • Industrias em geral
  • Shoppings
  • Prédios comerciais e residenciais
  • Loteamentos e condo+ mínios 
  • Colégios
  • Transportadoras e garagens de ônibus;
  • Canteiros de obras

Em relação à indústria, os critérios para o tratamento dos resíduos gerados pelos processos produtivos são ainda mais rigorosos, pois esses efluentes industriais (resíduos em forma líquida) podem estar contaminados com elementos ainda mais nocivos ao meio ambiente, o que necessita de uma estação de tratamento de efluentes industriais, para tratar de maneira mais precisa.

 

Processo da Estação de Tratamento de Esgoto

 

A compacta Estação de Tratamento de Efluente Biológico – ETB da Projeto Ambiental é composta pela junção de processos para tratamento físico, biológico e químico do efluente sanitário (esgoto), cada qual agindo com sua função no tratamento para a remoção ou redução dos poluentes presentes no efluente.

A primeira fase numa estação de tratamento de esgoto, denominada tratamento preliminar, é a captação dos resíduos líquidos proveniente de sanitário, cozinha e refeitório em caixa de gordura, posteriormente por caixa separadora de água e areia e caixa de gradeamento para retenção dos sólidos grosseiros, seguindo para transferência à ETB – estação de tratamento biológico.

O processo de tratamento de esgoto por aeração, aplicados nas estações de tratamento da Projeto Ambiental, consiste em remover os materiais sólidos e poluentes do esgoto por meio da aeração.

A aeração envolve a adição de ar comprimido ao esgoto (efluente), o que facilita a remoção de matérias orgânicas e nutrientes através de reações químicas. Este processo por aeração também ajuda a remover odores desagradáveis.

Depois da aeração, o esgoto passa por um processo de decantação, onde as partículas sólidas mais pesadas se sedimentam no fundo. O líquido após a etapa de aeração é então tratado com produtos químicos, como cloro, para matar germes e bactérias e remover qualquer cor ou odor, bem como, passa por polimento final em sistema de filtração por coluna de elementos filtrantes, podendo acrescentar a injeção de ozônio potencializado e corroborando com a qualidade final da água tratada, possibilitando o seu reuso. 

 

Etapas de Tratamento Esgoto Sanitário:

  • Pré tratamento: Passagem em caixa de gordura, transferência para caixa de retenção de sólidos suspensos, calha parshall para medição da vazão  e bombeamento para ETB.
  • Decantador primário: Remover sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes.
  • Aeração – UASB: Tanque onde ocorre a oxigenação por difusores interligados a soprador de ar, para degradação da matéria organizada e redução da DBO.
  • Decantador secundário: Atua para que o sólido restante vá para o fundo, garantindo que o efluente já esteja quase sem impurezas.
  • Dosagem e filtragem: Tanque de classificação para dosagem de químicos para desinfecção e polimento final com filtração em coluna de elementos filtrantes. 

                                                                                   

 

Quer conhecer mais sobre as etapas de tratamento de esgoto e como funciona a estação de tratamento de esgoto da Projeto Ambiental? Veja nosso vídeo de animação 3D sobre a ETB, clincando neste link

 

Finalidade da água tratada

 

Terminadas todas as etapas anteriores, a água agora livre de produtos químicos e poluentes, pode ser reaproveitada na indústria em atividades que não necessitam de água potável e em atividades que são permitidos pelo Manual  de ou simplesmente pode ser devolvida para a natureza.

Por fim é importante destacar que apesar de tratada essa água não é considerada potável e não deve ser consumida. Já o lodo extraído, livre de poluentes, é encaminhado para um aterro sanitário especializado ou pode ser reutilizado como adubo.

O reuso do efluente biológico tratado depende de sua classificação conforme atividades autorizadas para uso (aplicação), descritas na NBR 13.969, bem como, no Manual de  Conservação e Reúso da Água na Industria (de 2006), sendo:

 

Fonte: ABNT NBR n° 13.969

 

Porque contratar a Projeto Ambiental para ter a estação de tratamento de esgoto

A Projeto Ambiental é uma fábrica de soluções em tratamento de água e efluentes, onde atua há mais de 21 anos realizando ensaios de tratabilidade, projetos técnicos, fabricação personalizada de cada estação de tratamento, implantação e monitoramento operacional e técnicos dos sistemas. Toda essa jornada de atendimento e serviços prestados aos clientes garantem a eficiência do sistema de tratamento e qualidade da água tratada. 

Para colaborar com as empresas na aquisição das estações de tratamento de esgoto – ETB, a Projeto Ambiental oferece comercialmente opção de venda ou locação, para que o cliente viabilize o projeto internamente. Solicite uma reunião com nossa equipe de consultores e tenha mais informações sobre a relação custo x benefício da solução ambiental e das condições comerciais.

Tem interesse em ter essa tecnologia em sua empresa? Fale conosco

Artigo desenvolvido pela equipe de engenharia e marketing da @Projeto Ambiental

Revisado em 06 de abril de 2023.