Gerenciamento e Remediação
de Áreas Contaminadas

As melhores técnicas de Remediação para todos os tipos de contaminantes

Módulos compactos instalados em container

Tecnologia
e Segurança

Qualidade e Alta
Eficiência na remoção dos contaminantes

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas, estabelecido pela Decisão de Diretória n° 038/2017, determina os procedimentos para a identificação, quantificação e caracterização das substâncias de interesse presentes em áreas contaminadas, a fim de medir os riscos de exposições para a população e o meio ambiente, bem como definir e implantar plano de intervenção para reduzir os contaminantes aos níveis aceitáveis para o uso do local.

Sistema de
Remediação

Implantação de sistemas e outras técnicas de remediação para redução e/ou remoção dos contaminantes presentes na área contaminada, a modo de atingir as metas do Plano de Intervenção ou alcançar os níveis aceitáveis pela legislação ambiental.

Campanha de
Amostragem

Campanha de Amostragem da Água Subterrânea para medição do desempenho de eficiência e eficácia do Sistema de Remediação para emissão do Termo de Reabilitação.

Plano de Desativação
e Declaração de Encerramento

Processo junto ao órgão ambiental para desativação total ou parcial de um empreendimento com atividades potenciais de contaminação e sujeitos ao licenciamento ambiental. Além disso, ele substitui o antigo “teste de fundo de cava”, que era realizado na remoção de tanques.

Avaliação Preliminar

Caracteriza as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento na área sob avaliação, identifica as áreas fonte e as fontes potenciais de contaminação e constata evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação.

Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental

Confirma ou não a existência de contaminação na área em avaliação, por meio da investigação de todas as fontes potenciais e primárias de contaminação identificadas na etapa de Avaliação Preliminar.

Investigação Detalhada, Análise de Risco a Saúde Humana e Plano de Intervenção

Delimita e quantifica as concentrações de contaminantes presentes no solo e água subterrânea, identifica as vias de transporte dos contaminantes e os riscos para os receptores, expostos às substancias químicas, para definir as medidas de intervenção.

Projeto de Remediação
e Teste Piloto

Projeto Técnico do Sistema de Remediação descrevendo a técnica e ações que serão executadas no site, para a redução e/ou eliminação dos contaminantes. Junto ao Teste Piloto da técnica selecionada para validar e garantia a eficiência da remediação.

Reabilitação de
Área Contaminada

Solicitação ao órgão ambiental da emissão do Termo de Reabilitação para o Uso Declarado (AR), em que será alterada a classificação do terreno ou área para reabilitada (AR).

Baixe nosso E-book de Soluções:

Fechar Menu