BLOG
Tudo sobre a Análise de Risco e Plano de Intervenção
A Análise de Risco (ou Avaliação de Risco) caracteriza a existência de risco aos receptores identificados, expostos e potencialmente expostos às substâncias químicas de interesse presentes na Área Contaminada sob Investigação (ACI).
Análise de Risco é um estudo técnico que faz parte dos processos de Investigação Detalhada. Ela tem como objetivo quantificar o risco da área contaminada sobre princípios químicos, tóxicos e meio de transporte de contaminantes.
Por isto, é um procedimento fundamental para complementar a Investigação Detalhada. A fim de definir as dimensões da contaminação, as vias de exposição e os receptores potencialmente atingidos. Assim, é possível confirmar se existe a relação de risco do contaminante no ambiente estudado.
Esse processo é uma das etapas que fazem parte da coordenação de riscos de uma empresa e deve ser conduzido por especialistas. Ele pode ser estruturado tanto como uma Análise Preliminar de Riscos (APR) ou ser aplicado em Área Contaminada sob Investigação (ACI).
Como é realizada a Análise de Risco?
O procedimento envolve, em primeiro lugar, a análise de uma área na qual existe contaminação. Para definir o tamanho da pluma de contaminação e seus riscos, devem-se coletar dados e amostras de solo e água do local. Uma vez que tenha sido realizada a análise, é elaborado o relatório conclusivo.
Cabe ressaltar que em cada situação o procedimento de análise poderá ser diferenciado de alguma forma. Isso ocorre porque a relação entre os elementos contaminantes e o ambiente é complexa. É preciso identificar de onde estão e onde podem surgir fontes de contaminação.
Avaliação de Risco Ecológico: objetivos e consequências de não se submeter à análise
Em resumo, a Avaliação de Risco tem caráter ecológico. Seu objetivo é verificar a possibilidade de danos a uma espécie, comunidade ou ecossistema. Ela serve igualmente para estabelecer se há necessidade de adotar medidas de intervenção no local.
Este tipo de Análise de Risco embasa o desenvolvimento de medidas que ajudam na proteção de dois elementos. Primeiro, o meio-ambiente, e como reflexo, a saúde humana. Negligenciar este cuidado pode causar, naturalmente, sérios problemas.
Se o caso for de um risco confirmado, pode ser considerada omissão ou ação em desacordo com a CETESB. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo é a agência do governo que julga a existência de infrações administrativas. Como resultado pode haver advertência, multa, embargo ou demolição.
As penalidades incluem ainda a possibilidade de suspensão de financiamentos e benefícios fiscais. Com relação às multas, a cobrança pode variar entre 4 e 4 milhões de vezes o valor da UFESP. Estes são os problemas que podem surgir para uma empresa que não se submeta à análise.
Plano de Intervenção
Quando há confirmação de que uma determina área foi contaminada, é necessário iniciar ações de recuperação. Os detalhes das medidas que serão adotadas devem ser apresentados em um Plano de Intervenção Ambiental. As ações são colocadas em prática durante o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC).
Essa atividade vai minimizar ou eliminar os possíveis danos dos contaminantes. A Projeto Ambiental pode ajudá-lo com essa análise. Contamos com um time de profissionais capacitados para conduzir o seu projeto da melhor forma. Entre em contato para obter mais informações.
A Avaliação de Risco à Saúde Humana pode ser definida como sendo o processo qualitativo e/ou quantitativo utilizado para determinação das chances de ocorrência de efeitos adversos à saúde, decorrentes da exposição humana a substâncias perigosas presentes em áreas contaminadas
Objetivos da Avaliação de Risco Ecológico
A Avaliação de Risco Ecológico tem como objetivo verificar a ocorrência de risco para uma espécie, comunidade ou ecossistema.
Ela serve para decidir sobre a necessidade de implementação de medidas de Intervenção. É um procedimento voltado para o desenvolvimento de metas para a tomada de decisão em áreas contaminadas para a proteção à saúde humana e do meio ambiente.
Riscos causados por não se submeter a Análise
Não fazer a Análise de Risco, pode-se colocar em risco os receptores expostos em uma área contaminada com risco confirmado.
Toda ação ou omissão em desacordo ao solicitado pela CETESB, poderá incorrer em infrações administrativas ambientais que podem ser: advertência, multa, embargo, demolição e até mesmo a suspensão de financiamento e benefícios fiscais; em função dos atenuantes e agravantes. O valor da multa pode variar de 4 até 4.000.000 de vezes o valor UFESP.
A Projeto Ambiental pode te ajudar com esta análise. Contamos com um time de profissionais capacitados para conduzir o seu projeto da melhor forma.