BLOG
Locação de Estação de Tratamento: Como funciona
O investimento em uma estação de tratamento de água e efluentes é sempre um investimento bem pensado.
Os gastos com o abastecimento de água e destinação de efluentes são altos e pensando a longo prazo, tratar a água/efluente é muito mais benéfico tanto financeiramente, quanto no dia a dia da empesa onde acaba implantando uma solução ambiental que beneficia o processo industrial com o consumo consciente e o reuso de água tratada.
Com uma estação de tratamento, muitas empresas chegam a economizar cerca de 50% em gastos com as contas de água mensalmente, além de não ter mais o custo de transporte e destinação, bem como a eliminação do risco de passivo ambiental com a responsabilidade pelo transporte do efluente.
A Locação de Estação de tratamento de água e efluentes, trata-se do aluguel do sistema por tempo definido em contrato, que pode ser feito através de alguns métodos diferentes, que vamos explicar mais abaixo. O sistema de tratamento é fornecido e instalado pela Projeto Ambiental, a estação de tratamento continua sendo da empresa contratada, mas você opera e usufrui do equipamento tendo uma solução ambiental na sua empresa até o final do contrato. A sua empresa recebe todos os benefícios de ter uma estação operando.
A compra da estação de tratamento nem sempre é possível para uma empresa, pois dependendo da situação, trata-se de um investimento que muitas não podem fazer de uma só vez.
A empresa que identifica a necessidade de ter uma estação de tratamento, seja para estar agindo de acordo com as leis ambientais ou para a implementação de boas práticas ambientais, tem por opção fazer a compra ou locação do sistema.
Vantagens da locação de estações
- – Investimento menor e de valor fixo não impactando no fluxo de caixa da empresa;
- – Budget de fácil aprovação no planejamento financeiro da empresa;
- – Garantia na eficiência e operação do sistema;
- – Monitoramento técnico incluso, redução nos custos de operação;
- – Opção contratual de transferência do ativo no término do contrato;
- – Eliminação dos gastos com destinação de efluentes;
- – Eliminação dos riscos de passivo ambiental com transporte de efluente;
- – Implantação rápida de ação ambiental, ação ESG e ISO 140001, e;
- – Atendimento as legislações ambientais.
Não são todas as empresas que oferecem as duas opções, no caso da Projeto Ambiental, isso é visto como uma forma de levar acessibilidade ao tratamento e reuso da água para empresas de pequeno, médio e grande porte independente do momento financeiro em que elas se encontrem.
Muitas empresas decidem contratar a locação para avaliar por um período, se a estação de tratamento de água e efluentes realmente lhes trarão todos os benefícios propostos atingindo suas expectativas e acabam optando pela compra logo após o término do contrato.
Processos de locação de estação de tratamento
A projeto ambiental desenvolve o sistema de acordo com a necessidade de cada empresa, fabrica o sistema, instala e ministra treinamento técnico e operacional do sistema que será locado, para que a água tratada atenda aos padrões de qualidade e as expectativas do cliente. Não é um sistema de tratamento genérico. É realizada análise da água/efluente através de um teste de tratabilidade feito com a amostra da própria empresa, e alguns quesitos como tamanho da empresa, vazão e consumo, vão definir o tamanho do sistema. Além da área de instalação, que pode envolver ou não uma obra civil. A partir daí, entramos na fase de negociação, onde é escolhida a forma de locação que melhor atenderá as necessidades da sua empresa:
Entenda melhor como cada um deles funciona:
Depois disso, partimos para a negociação dos valores, que geralmente são pré-definidos, e adaptados de acordo com alguma especificação que possa ocorrer.
Feito isso, partimos para a parte operacional, dimensionamos e projetamos o sistema da melhor maneira possível e partimos para a fabricação. A instalação é feita pela nossa equipe de especialistas, para que o sistema comece a operar como o projetado.
Operação e monitoramento da estação de tratamento alugada
As estações de tratamento de água e ou efluentes em operação necessitam de um cuidado diário para manter o plano funcionamento do sistema junto com a eficiência do processo e qualidade da água tratada.
Esse monitoramento diário deve ser realizado por técnico operador de estações de tratamento onde realizará operações de reposição de reagentes químicos, descarte do lodo, retro lavagem e medições e vistorias dos equipamentos.
Algumas empresas não possuem ou não estão em seus planos o investimento em um técnico de operações para a estação de tratamento, pois não é o seu core business, contratando empresa especializada para realizar o monitoramento técnico e operacional da estação de tratamento, garantia a operação do sistema de tratamento.
O serviço de monitoramento técnico e operacional, também é realizado pelos nossos especialistas (saiba como funciona), possuímos equipe especifica para a prestação de serviço de monitoramento formada por técnicos em química e em operações de ETEs, prestando serviço de monitoramento para estações de tratamento alugadas e ou vendidas pela Projeto Ambiental ou monitoramento sistemas já existentes em sua empresa.
Confira os nossos modelos de estação de tratamento de água e efluentes:
Anterior
Próximo
Se você tem interesse em fazer a locação de estação de tratamento para a sua empresa, entre em contato com a gente e solicite um orçamento preenchendo o formulário abaixo ou clicando aqui.