BLOG

Qual o papel da remediação no GAC?

É importante relembrar a importância da Remediação:

A remediação ambiental é uma ação que contribui para o bem-estar do planeta e das pessoas que nele habitam. A remediação no GAC é um conjunto de medidas capaz de reabilitar uma área contaminada, seja por resíduos armazenados ou despejados no local. Com isso, o solo e água, que estão em contato direto com seres humanos, são tratados.

Saiba como realizar um plano de ação para remediação no GAC:

Se você está em uma área contaminada, então você precisa de um plano de ação.

O projeto de remediação visa selecionar técnica de remediação que proporcione melhor eficiência e eficácia na descontaminação da área. O projeto de remediação vem acompanhado de teste piloto onde tem objetivo de realizar ensaios e medições em campo com equipamentos de bombeamento, extração e ou injeção para dimensionamento do sistema e seu raio de abrangência.

Para a remediação de solo, água subterrânea e vapores, devem ser desenvolvido o plano de intervenção junto com a investigação detalhada e consequentemente o projeto de remediação. A legislação ambiental do estado de São Paulo, e que também é referencia para outros estados, em relação a remediação de áreas contaminadas é a Decisão de Diretoria 038/2017 emitida pelo órgão ambiental CETESB Clique e saiba mais.

Para atingir melhor eficiência e eficácia da remediação de área contaminada, ser assertividade na técnica de remediação escolhida, resultando até em redução da estimativa de tempo da remediação no site, se faz necessário a execução das etapas anteriores do procedimento de gerenciamento de áreas contaminadas, conforme lista a seguir:

As etapas são:

  • Avaliação Preliminar.
  • Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental.
  • Investigação Detalhada.
  • Plano de Intervenção e Avaliação de Risco à Saúde Humana.
  • Projeto de Remediação
  • Remediação Ambiental.

Após essas etapas concluídas é realizada a avaliação dos resultados analíticos, geotecnia para a definição da técnica adequada para a área contaminada.

As técnicas existentes de remediação ambiental são:

  • Pump and treat
  • DPE – Dual Phase Extraction
  • MPE – Multi Phase Extraction
  • SVE – Soil Vapor Extraction
  • Oxidação química avançada – POA
  • Biorremediação;
  • Air Sparging – injeção de ozônio e outros produtos.

Clique e acesse nosso vídeo explicativo sobre o funcionamento do sistema de remediação pela a técnica DPE – Dual Phase Extraction. VideoYoutube

Por fim, vale destacar que o método de reabilitação da área contaminada ainda pode vir a ser longo. Ele começa com o diagnóstico, passa por tratamento e controle e finalmente chega à prevenção.

Mas “Prevenção” no sentido literal da palavra? Exatamente. Esta última fase nada mais é do que a elaboração e prática de estratégias para que o problema nestas antigas áreas contaminadas não volte a se repetir e causar os mesmos impasses. Quer saber mais sobre áreas contaminadas. Clica aqui.

Percebeu como é importante o plano de ação bem feito e como a remediação é importante para o uso da área quando a contaminação já foi confirmada.

somente-globo

O mais importante de tudo em um plano de ação é procurar uma consultoria de confiança para que realize tudo dentro das regras solicitadas pela Cetesb perante a Lei.


Fale com um de nossos consultores e ganhe uma consultoria gratuita.