5.588.000lts
de água tratada por dia
183.600.00lts
de contaminantes remediados
5.000 mil
Produtos vendidos
O desafio
A fonte potencial de contaminação do empreendimento, tal qual é um cemitério, está relacionada com a geração de um efluente conhecido como necrochorume. A composição e principal constituição de tal são explicadas pela presença de íons e matéria orgânica, principalmente por compostos nitrogenados. Isso acarreta DBO e Nitrogênios nas mais diversas formas com valores de concentração elevados além de contribuir para diminuição da disponibilidade de oxigênio dissolvido.
O projeto de aprovação do Sistema de Tratamento de Efluentes Biológicos foi desenvolvido para atender a legislação vigente, Artigo 18 do Decreto Estadual 8.468 de 1976, onde o objetivo é a eficiência do sistema.
A contaminação por necrochorume tem carga de microrganismos patogênicos, com bactérias, fungos e vírus, o seu descarte incorreto pode causar graves danos à saúde pública.
O projeto
O sistema de tratamento foi projetado após estudos e ensaios de tratabilidade para garantir segurança, eficiência e qualidade do processo de tratamento, o sistema de tratamento opera com a dosagem de produtos químicos, sistema de aeração para degradação da matéria orgânica, sistema de filtração por coluna de quartzo, carvão ativado e zeolita, e polimento final com injeção e recirculação de ozônio.
O projeto técnico foi apresentado e aprovado pelo órgão ambiental, com autorização para reuso em irrigação.
O impacto
Ser um dos poucos ou único cemitério a ter sistema de tratamento de necrochorume no Brasil, ter conscientização socioambiental e ações sustentáveis no empreendimento. Redução no consumo de água com uso da água tratada para a irrigação da área verde (gramado).