BLOG

Caixa Separadora de Água e Óleo

Caixa Separadora de Água e Óleo – Caixa SAO

Com a função de realizar o tratamento de resíduos oleosos livres, bem como fazer a coleta desses efluentes e alterar positivamente sólidos sedimentáveis e flutuantes, a fim de destiná-los a um corpo receptor, a caixa separadora de água e óleo (Caixa SAO) é ideal para preservar o meio ambiente. Em razão de conter as impurezas presentes na água, seu uso é fundamental em locais que utilizam substâncias com alto teor de contaminação, como é o caso de postos de gasolina, garagens, concessionárias, oficinas mecânicas, entre outros.

Sistema exigido em Lei

A caixa separadora de água e óleo (Caixa SAO) é exigida pela Lei, de acordo com a Resolução Nº 273 de 29 de Novembro de 2000, publicada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A indicação é que todo estabelecimento que armazena derivados do petróleo deva possuir o sistema, já que é ele o responsável por impedir que efluentes oleosos sejam despejados na rede pública de esgoto. Caso a caixa separadora de água e óleo não seja utilizada, as impurezas serão descartadas de forma inadequada, estimulando assim a contaminação de corpos d’água, do solo e do ar.

Faz parte da rotina de postos de gasolina, por exemplo, a mistura de água com componentes que levam óleo como base. O acidente comum pode acontecer tanto durante a limpeza do local, quanto em serviços específicos, como o lava rápido – quando a graxa e o óleo são extraídos dos carros durante a lavagem. Assim, a caixa separadora de água e óleo diminui a velocidade das substâncias oleosas, fazendo com que o produto espesso se isole do líquido puro, a partir de um processo físico que utiliza a densidade em sua maior parte. Com isso, o componente indesejado flutua, facilitando sua separação.

Importância da manutenção e limpeza do equipamento 

Para que a caixa separadora de água e óleo apresente o melhor funcionamento, sua manutenção e limpeza devem ser realizadas regularmente. A primeira, se não for satisfatória, pode acarretar punição às pessoas jurídicas nas esferas civil, penal e administrativa. À vista disso, o ambiente pode ser multado ou ter a licença cassada por conta de irresponsabilidade ambiental. Por outro lado, a economia do estabelecimento também pode ser prejudicada, uma vez que a falta de reparação pode provocar altos gastos no futuro, quando uma manutenção extensa e com custos maiores serão necessárias. Se ainda assim não for suficiente, o equipamento deverá ser substituído.

Para que os negócios funcionem como o esperado, é preciso adequá-los às leis do meio ambiente, com responsabilidade ética perante os serviços prestados. A limpeza da caixa SAO, por sua vez, é outro fator que exige atenção. A frequência com que é realizada depende de seu sistema de operação. Com isso, os sólidos acumulados no equipamento são extraídos manualmente ou através de um método à vácuo.

É importante que, de qualquer forma, a caixa permaneça em um nível mais baixo do que os demais pontos de coleta de líquido. Se tal ação não for possível, indica-se um sistema de bombeamento da água até a entrada do produto. Para isso, um espaço deve ser inserido, a fim de que haja a retirada da tampa de inspeção, assim como um espaço frontal, que deve ser deixado para a retirada dos efluentes oleosos.