BLOG
Manutenções para estação de tratamento: identificando a necessidade do sistema
O bom funcionamento da estação de tratamento de água e efluentes de uma empresa pode trazer muitos benefícios, sejam eles financeiros ou sustentáveis, e nós já escrevemos um artigo bem completinho sobre isso. Para que isso aconteça, é ideal que o sistema esteja funcionando corretamente. As manutenções para estação de tratamento são as principais aliadas dos sistemas que funcionam certinho, e podem ser feitas de forma preventiva ou corretiva. Você sabe qual é a diferença entre elas e como identificar a necessidade da estação de tratamento?
Não importa qual seja a estação de tratamento, se de água ou efluentes, se de água de chuva ou poço, biológico ou industrial… há alguns pontos que você pode avaliar para entender se ela está funcionando bem, garantindo que ela não pare de funcionar trazendo gastos não planejados na manutenção.
Manutenções para estação: preventiva x corretiva
A manutenção preventiva consiste basicamente em efetuar ajustes periódicos afim de evitar a quebra, dano ou mau funcionamento do sistema. A corretiva, trata-se da manutenção que deve ser feita quando o sistema apresenta algum problema, significando que há de fato algum defeito ou dano. Resumindo a grosso modo, a manutenção preventiva ajuda a evitar a corretiva.
Avalie a qualidade da água periodicamente:
É importante fazer periodicamente uma análise de uma amostra da água tratada para garantir que ela esteja nos padrões aceitáveis pela legislação.
Tenha uma empresa parceira nas manutenções para estação de tratamento:
As manutenções para estação de tratamento devem ser feitas por quem entende do assunto. Isso trará mais segurança e confiança de que o investimento está sendo bem aplicado em algo que não vá te dar gastos recorrentes com problemas para resolver. Ter um especialista mensalmente na sua estação de tratamento para avaliar seu funcionamento, peças e acessórios que podem estar desgastados para solicitar a troca, pode ser muito mais benéfico do que esperar algo parar de funcionar para identificar o problema.
Um acessório que se quebra pode acabar causando problema em outros e isso pode danificar a o sistema de tratamento fazendo com que o gasto para ajuste seja maior do que o planejado, então, é sempre bom que se invista em uma manutenção preventiva periodicamente e que a empresa certifique-se de ter bons profissionais a frente disso.
Invista em um bom monitoramento:
Ter um profissional qualificado a frente da operação da estação de tratamento também é um ponto chave para manter um bom funcionamento. Ele saberá como ter o melhor desempenho do sistema e como identificar problemas passíveis de manutenção antes que isso acarrete em problemas. Algumas empresas são especializadas e fornecem esse serviço. Aqui na Projeto Ambiental, por exemplo, temos uma equipe especializada em estações de tratamento, que é enviada até a estação no dia da visita de acordo com o que a estação precisa* (química, elétrica, operacional etc).
*consulte os planos de monitoramento
Se sentir que o sistema precisa de mudanças, invista nisso
Há empresas que podem ajudar a dar um upgrade na estação de tratamento do seu site. Atualizando painéis, trocando tanques, avaliando tudo que deve ser trocado e melhorado com o melhor custo-benefício possível. Claro que isso não é feito com frequência, mas se aplica bem em casos onde o sistema é antigo, por exemplo.
A Projeto Ambiental atua há 20 anos nesse mercado e pode ajudar a sua empresa em todas as solicitações que forma citadas acima com bons profissionais e o melhor custo-benefício e confiabilidade do mercado.
Fale com a gente e solicite um orçamento.