BLOG

Por que as caixas separadoras são obrigatórias?

A caixa separadora de água e óleo se tornou um item obrigatório, nos anos 2000. Isso em várias empresas como postos de combustíveis, sistemas retalhistas de combustíveis e demais empreendimentos que trabalham com substâncias oleosas no país.

(Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA, resolução Nº 273, publicada em 2000).

Desse modo, essa resolução afirma que toda instalação de sistemas de armazenamento que trabalham com derivados de petróleo ou setores com atividades industriais que gerem efluente com presença de óleos e graxas, devem ter instalado caixa separadora de água e areia (S.A.A) e caixa separadora de água e óleo (S.A.O) com placas coalescentes.

Assim, a caixa separadora de água e óleo, como o próprio nome já sugere, tem a função de separar óleos e graxas. Por diferença de densidade, da água, retendo esses produtos e impedindo que os mesmos sejam despejados em redes coletoras de esgotos e/ou sigam para sistemas de tratamento de efluentes.

Como elas são:

Muitas estações de tratamento de efluentes não estão equipadas para tratar resíduos oleosos. Sendo elas para efluentes industriais na própria empresa ou efluentes de esgoto doméstico municipais. Essa situação torna obrigatória a instalação da caixa separadora de água e óleo em empresas que gerem resíduos oleosos no seu processo produtivo, mesmo que o efluente seja coletado, tratado e reaproveitado por reuso. Ela é essencial e faz parte do sistema de tratamento preliminar de efluentes, juntamente com sistemas separadores de sólidos.

Então, quando o descarte de resíduos oleoso é feito de forma irregular, pode causar a contaminação dos corpos d’água subterrâneos e superficiais, isso, além do solo e do próprio ar.

Dessa forma, fica claro que a caixa separadora de água e óleo é um compromisso responsável com o meio ambiente, além de garantir que a empresa fique isenta de sofrer punições e multas provenientes do descarte irregular.

Identifiquei que eu preciso de uma, e agora?

Em suma, se você está precisando de uma caixa separadora de água e óleo para sua empresa, fale com a gente. A Projeto Ambiental possui produtos confeccionados em Polipropileno. Elas são completamente moldáveis para sua aplicação, podendo fornecer projetos especiais, de vazões e tamanhos amplos, com o intuito de melhor lhe atender.

Quais as vantagens da caixa separadora de água e óleo da Projeto Ambiental?

São caixas separadoras fabricadas em polipropileno PP, com alta resistência térmica e mecânica, são caixas S.A.O modelo 3 em 1 onde unem em um único equipamento a separadora de água e areia, separadora de água e óleo com placas coalescentes e a caixa de inspeção e transferência.

Possuem skimmer duplo e regulável para coleta da emulsão oleosa com mais eficiência, possuem drenos inferiores em cada compartimento para facilitar na limpeza da caixa e sua tampa superior removível permite acesso total aos três compartimentos facilitando o monitoramento e a manutenção.

Saiba mais sobre as nossas caixas separadoras clicando aqui!

Se quiser falar com um dos nossos especialistas e solicitar um orçamento, fale conosco pelo WhatsApp.