BLOG

Tratamento e Reuso de Águas Cinzas e Pluviais em Condomínios

A captação da água da chuva é uma das alternativas que passou a ser utilizada por vários condomínios para tratamento e reuso de águas cinzas e pluviais com a finalidade de armazenamento de água de forma eficiente e sustentável. A adaptação de reservatórios de água em muitos empreendimentos e (ultimamente) prédios e condomínios tem sido realizada com maior incidência e tem por objetivo ser um paliativo para a falta de água, cada vez mais frequente em várias regiões do país.

A adequação do ambiente para o armazenamento compreende um reservatório que bombeia a água através de um encanamento que se liga a pontos específicos nas áreas comuns do ambiente, possibilitando o uso dessa água para limpeza do local ou até mesmo para molhar as plantas.

O condomínio que desejar implantar esse processo de captação da água da chuva deve disponibilizar de uma caixa d’água extra para tal finalidade e um espaço para captação da chuva.

Sistema de tratamento e reuso de águas cinzas e pluviais

Visando um processo de sustentabilidade, as novas construções já aplicam esse sistema nas suas edificações. O edifício é estruturado de forma a ter uma tubulação integrada em todas as lavanderias do prédio, que se separa das demais tubulações para que as águas utilizadas nesses locais sejam armazenadas e enviadas para uma cisterna que deverá realizar o tratamento de águas cinzas.

Embora essa água não seja própria para consumo, é ideal para lavagem de locais nas áreas externas, utilizar em máquinas de lavar roupas, vasos sanitários e outras utilidades que não sejam para consumo. Dentre esses meios de armazenamento e limpeza da água coletada, deve-se considerar a sua finalidade para o processo de purificação da água.

Aquelas que forem utilizadas para lavagem das áreas externas do edifício e para molhar as plantas, possuem um custo de tratamento menor do que aquelas que forem tratadas para consumo dentro das unidades onde serão utilizadas em banhos, descargas ou mesmo para lavar roupa. Nesse caso, os custos do tratamento possuem um valor elevado, no entanto, a economia que essa reserva de água apresenta é proporcionalmente maior.

Melhor utilização da água de reuso

Com uma finalidade não potável, a água de reuso pode ser utilizada para dar a descarga no vaso sanitário, para execução de limpezas externas do edifício, para molhar plantas ou mesmo para limpeza de veículos, mas não deve ser ingerida por humanos ou animais.

Esse sistema sustentável apresenta uma economia significativa para o indivíduo, mas deve ser utilizado de forma consciente e que não comprometa a saúde e o bem-estar de quem utiliza essa água. Outros cuidados devem ser tomados com a utilização dessa água, como por exemplo, não utilizar para molhar hortas e em nenhum espaço que tenha contato direto com humanos e animais.

Como a própria expressão diz, a água de reuso já foi utilizada anteriormente e isso implica na presença de microrganismos capazes de prejudicar a saúde e o bem-estar das pessoas que consumirem esse líquido. Mesmo com a realização de procedimentos que tratam a água recolhida, ela pode ser prejudicial quando em contato direto com a pele de pessoas e animais.