BLOG

Campanha de Amostragem x Monitoramento de Áreas Contaminadas

O gerenciamento de áreas contaminadas investiga a situação do meio ambiente de modo a avaliar e analisar os riscos provenientes das ações humanas sobre esse meio e implanta medidas para monitorar as áreas contaminadas e executar remediação e manutenção da área a partir de um processo monitorado e que deve ser realizado periodicamente. 

As campanhas de amostragem de área monitoram as concentrações de compostos quantificando as informações por meio de um método analítico acompanhando os seus períodos de transformação para constatação de possíveis anomalias.

As concentrações de compostos incidentes na área contaminada são analisadas, a fim de prevenir os riscos ao meio e à saúde humana, devendo ser elaboradas estratégias de remediação que sejam capazes de diminuir essas concentrações para a retomada das campanhas de monitoramento.

As campanhas se desenvolvem em etapas e determinam no decorrer dos processos de amostragem a necessidade para encerramento da remediação e para o gerenciamento da área contaminada.

Benefícios das campanhas de amostragem para as áreas contaminadas

A campanha de amostragem de áreas contaminadas tem por objetivo recuperar áreas afetadas por compostos nocivos ao meio ambiente para que não ofereça riscos à saúde pública. A incidência de fábricas nessas áreas faz o solo receber tipos diferentes de solventes químicos que contaminam o lençol freático.

Esses produtos são provenientes de materiais pouco degradáveis e que têm movimentação pela zona não saturada (solo) e acaba atingindo as águas subterrâneas.

Assim, medidas são estabelecidas para que essas áreas sejam neutralizadas e podem ocorrer por meio de pavimentação (para eliminação do contato direto com o solo contaminado) ou de remediação, que tem a capacidade de reduzir a concentração dos contaminantes permitindo que o local possa ser ocupado sem oferecer riscos à população dessa área. 

Nessa perspectiva, a campanha de amostragem de áreas contaminadas possibilita monitorar as áreas contaminadas e realizar o gerenciamento da remediação dos locais afetados, garantindo a permanência dos receptores nesses espaços durante o tratamento, de modo que não sejam dispersos, impedindo o aumento da pluma de contaminação.

Geralmente, os danos das áreas contaminadas se apresentam nas águas subterrâneas como um fator desencadeado por um longo período de tempo. Conforme as empresas, fábricas ou indústrias se instalam na região e suas atividades passam a gerar resíduos que são depositados de modo ciente ou inconsciente no solo, alcançando os lençóis freáticos e contaminando esses espaços naturais.

É para definir as melhores estratégias para a recuperação dessas áreas que as amostragens das áreas contaminadas são importantes para o meio ambiente. Métodos aplicados de forma efetiva contribuem para a preservação de um sistema natural e para a manutenção de vida da população que habita esses espaços.

Se você tem interesse em projetos ambientais que impactam de maneira positiva no meio ambiente, acesse a outros artigos em nosso blog https://projetoambiental.com.br/blog/.