BLOG

ESG: O que é e Qual sua Importância no Mercado?

imagem composta por um notebook com o símbolo de reciclagem na tela

Os anos de 2020 e 2021 certamente foi e continuam sendo anos marcantes para a economia brasileira por vários fatores.

Um dos mais fortes é a pandemia do COVID-19, que além de ter paralisado por um período muitas categorias de empresas, fez com que as mesmas passassem a enxergar as coisas de uma forma mais social e sustentável, e é aí que entra o ESG.

Consequência disso, foi o fato de muitas pessoas e empresas terem reinventado ou adaptado suas políticas para a melhoria de qualidade de vida. Isso pode agregar valor de várias formas.

Seja para facilitar o dia a dia de trabalho ou para encontrar formas de evitar gastos desnecessários, as corporações estão dando mais atenção a questões sociais e sustentáveis, e está aí um doa maiores motivos para o ESG estar em pauta em muitos lugares do mundo: principalmente na área do empreendedorismo e investimento.

Mas afinal, o que é ESG e como ele pode ajudar empresas?

O ESG, vem de Environmental, Social e Governance, ou seja, Meio-ambiente, sociedade e governança corporativa. É uma espécie de “selo” que uma empresa recebe quando tem um conjunto de ações que estejam relacionadas a essas três vertentes. O foco central, é que as corporações ajudem a construir um mundo mais sustentável, correto e justo.

Com o tempo, isso acarretará em inúmeros benefícios para quem está associado a ele como economia, solidez, branding, resistência e muitas outras coisas que agora mais do que nunca, fazem bem para qualquer corporação.

Empresas que tomam essas medidas, geram valor a ser agregado a marca e os resultados vem sendo incríveis, fazendo o mercado como um todo prestigia-las. Segundo pesquisas, empresas ESG possuem mais facilidade na gestão de crises, uma vez que se tornam mais flexíveis e resilientes, além de serem “modelo” para o mercado.

De forma ainda tímida no Brasil, mas as empresas já tendem a se preocupar cada vez mais em ter esses atributos. Sendo prioridade em grande parte das maiores indústrias, o selo ESG já é bastante valorizado na Europa e nos Estados Unidos.

Como a avaliação é feita?

Como mencionamos anteriormente, as empresas devem tomar um conjunto de ações nas três vertentes ESG para serem bem classificadas. Agências especializadas são quem fazem essa avaliação.

Essas agências fazem uma espécie de consultoria e avaliam todos os pontos aplicados em cada corporação para definir se ela é ou não classificada. Nas maiores cidades do país você pode encontrar várias agências diferentes que podem ajudar.

Como a Projeto Ambiental pode ajudar?

imagem composta por um notebook com o símbolo de reciclagem na tela

A Projeto Ambiental entra como aliada das empresas que desejarem o selo ESG, sendo parceira em grande parte das boas práticas ambientais. Critérios de adequação ambiental como tratamento de água para descarte ou reuso, licenças de operação junto a CETESB para regularização de empreendimentos, estudo e remediação de áreas contaminadas, licença de destinação de resíduos (CADRI E PGRS) e toda a consultoria ambiental necessária para que as empresas estejam alinhadas as leis ambientais são fatores essenciais para uma boa avaliação ESG, trazendo consigo todos os benefícios que também falamos no início desse artigo.

Se trata de uma via de mão dupla, uma vez que o princípio das leis ambientais é proporcionar um mundo melhor ao outro de alguma forma, tanto em questões de segurança quanto sociais, dentro da lei e de forma ética e humana.

No BLOG da TOTVS, você encontra uma lista de ações sustentáveis que a empresa ESG precisa ter: clique aqui.

Sua empresa gostaria de ser classificada como uma empresa ESG? Nós podemos ajudar com toda a parte ambiental para garantir uma boa classificação com as agências especializadas.

Veja todos os serviços que nós oferecemos e fale com a gente!