BLOG
Tratamento de água e a economia de dinheiro: o que tem a ver?
Muitas empresas têm buscado tratamento de água como alternativa para economia do dinheiro – seja ele a curto, médio ou longo prazo. As práticas ESG são um bom exemplo (saiba mais sobre) e estão valorizando cada vez mais as companhias que as adotam gerando um bom reconhecimento no mercado de investimentos e fazendo com que essas empresas, além de todo o retorno obtido através das novas estratégias, tenham mais credibilidade do lado externo.
Isso tem mostrado que atentar-se mais a questões humanitárias e ambientais são peças chave para o crescimento de qualquer empresa. Pessoas que trabalham em empresas que adotam essas políticas, são mais felizes, mais produtivos e mais motivados – isso é mostrado em várias pesquisas, veja um exemplo aqui.
Principais benefícios
A economia de água é uma das várias atitudes sustentáveis que uma empresa pode ter e que pode trazer um retorno mútuo.
Isso acontece, porque as estratégias usadas para reduzir o consumo de água, acarreta em um menor custo nas contas mensais, além de ser sustentável.
Muitas empresas optam pela realização do tratamento dos efluentes e reuso da água, que podem trazer a economia e a sustentabilidade de várias formas:
- Reduzindo custos com descarte de efluentes, já que eles serão tratados dentro da empresa;
- Implementando o reuso de água em alguns pontos da empresa, a conta de água terá um valor expressivamente menor;
- A empresa não fica vulnerável a multas por descartar nas vias públicas uma água fora do parâmetro das leis;
- O reuso também, é responsável pela diminuição do fornecimento de água proveniente da concessionária, já que em vários pontos, a água utilizada será de reuso da estação;
Sobre as estações de tratamento de água e efluentes
As estações de tratamento de água e efluentes são as principais bases para uma boa, sólida e contínua estratégia de economia de água, principalmente se a água pode ser reutilizada.
As opções são variadas e podem ser implementadas em empresas de todos os portes. Captação, tratamento e reuso de água de chuva, reuso de águas cinzas, águas residuais, efluentes biológicos, industriais, etc.
Essa água depois de tratada pode ser usada na irrigação do lugar – que é responsável por uma grande quantidade de água se a empresa tiver muita área verde, na limpeza do local, para descargas sanitárias e dependendo, até mesmo em outros processos industriais.
No caso do descarte, também é válido, já que a empresa não estará mandando para a rede pública uma água fora dos parâmetros ideais.
A água/efluente é coletada para a realização de testes, que determinarão o tratamento ideal para atender as leis ambientais, e então, o sistema é desenvolvido. O tamanho, vazão, etapas e tanques são definidos nessa fase.
E quanto ao investimento?
A Projeto Ambiental pode ser uma grande aliada da sua empresa no tratamento de água e efluentes, seja por meio de venda ou locação.
A implementação de um sistema de tratamento de água e efluentes é uma aposta certa já que o retorno com certeza virá. Muitas empresas ainda não adotaram a solução por não conhecerem os benefícios ou por acreditarem que esses não serão tão relevantes, por isso, além da venda, alugamos o sistema.
Além da venda tradicional onde a estação é projetada e instalada, dimensionamos, fabricamos e personalizamos o sistema de acordo com a necessidade de cada cliente, e instalamos por um valor mensal pré-determinado em contrato.
Quer saber mais sobre isso? Então fale já com um dos nossos especialistas!