Gestão de resíduos sólidos pelo PGRS para industrias empresas
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, é um documento técnico ambiental elaborado de acordo com as características de cada empresa, onde contém ações e recomendações que visam um controle de todas as etapas da geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados em uma empresa.
Tem como objetivo identificar os geradores, classificar e quantificar os resíduos e descrever a destinação final atendendo a legislação ambiental vigente, sendo elaborado conforme Lei n° 12.305 de 2010.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), a elaboração e a execução do PGRS são obrigatórias aos geradores de resíduos sólidos, responsáveis pelo adequado gerenciamento de seus resíduos; pode ser solicitado no processo de licenciamento da atividade do empreendimento potencialmente poluidor pela CETESB e também para liberação de alvará pelo órgão ambiental municipal.
Escopo do serviço de PGRS
Visita técnica para diagnóstico dos resíduos sólidos gerados, contendo: origem, volume; condições de segregação, acondicionamento, transporte interno e externo, estocagem e formas de tratamento e destinação final adotado.
Levantamentos referentes à: atividade, tipos e quantidades de resíduos gerados;
Levantamento de condições de infraestrutura para armazenamento;
Avaliação de alternativas de reciclagem;
Propor formas de segregação, armazenamento e disposição final dos resíduos gerados.