Descarte correto e reuso de efluente com o tratamento de esgoto sanitário em indústrias
O sistema de tratamento de efluente biológico, modelo PRO ETE, é projetado para atender a necessidade de tratamento de efluente biológico (esgoto) provenientes de sanitários e refeitórios, para as indústrias localizadas em área desprovida de rede pública coletora de esgoto.
Para as indústrias de pequeno, médio e grande porte, com canteiros lineares, como exemplo, onde o acesso é mais difícil e limitado é necessário prover ações ambientais para abastecimento de água e esgotamento sanitário, evitar o lançamento incorreto de dejetos, rejeitos e efluentes líquidos de forma inadequada no ambiente, tendo como solução de infraestrutura as estações de tratamento de esgoto sanitário.
Quando o loteamento construído se localiza em área desprovida de rede pública de esgoto, a solução de tratamento de esgoto deve fazer parte da infraestrutura do loteamento para atender a demanda de geração pelos moradores.
A implantação de uma estação de tratamento de esgoto sanitário, possibilita o seu reaproveitamento para a irrigação de áreas verdes e jardins, classificada água de reuso classe 3 conforme manual de conservação e reuso da água em edificações.
Com fabricação própria das estações de tratamento de efluente biológico, a Projeto Ambiental projeta e dimensiona cada sistema de tratamento de esgoto sanitário para atender as necessidades de cada empreendimento, com processos de tratamento biológico aeróbio e físico químico, uso de tecnologias como o ozônio, membranas e outras técnicas garantindo a eficiência da estação de tratamento e a qualidade da água tratada.
A Estação de Tratamento de Efluente Biológico (PRO ETB) é uma solução ambiental com retorno do investimento a curto prazo para empresas que possuem custo com a destinação de efluentes para terceiros.
Oferecemos facilidade na aquisição e na implantação dos sistemas de tratamento, com opções de compra ou contrato comodato, junto com uma equipe especializada para realizar o monitoramento técnico, operacional e analítico das estações de tratamento de água e efluentes.
A compacta Estação de Tratamento de Efluente Biológico – ETB é composta pela junção de processos para tratamento físico, biológico e químico do efluente sanitário (esgoto), cada qual agindo com sua função no tratamento para a remoção ou redução dos poluentes presentes no efluente.
Processo de tratamento de esgoto sanitário para indústrias
O processo de aeração tem por finalidade proporcionar oxigênio aos microrganismos e evitar a deposição dos flocos bacterianos e os misturar homogeneamente ao efluente. Esta mistura é denominada “licor”. O oxigênio necessário ao crescimento biológico é introduzido no licor através de um sistema de aeração mecânica, por ar comprimido ou pela introdução de oxigênio puro.
Como principal responsável pelo tratamento do efluente sanitário, o lodo ativado decorrente da concentração de microrganismos é recirculado do tanque de decantação para o tanque de aeração, garantindo a elevada concentração da colônia de bactérias para a eficiência na remoção e ou redução da DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) em suspensão ou solúvel e demais nutrientes.
Como polimento final o efluente recebe a dosagem de reagentes químicos e a filtragem em coluna de elemento filtrante para posterior descarte e ou reuso do efluente tratado.