Teste de tratabilidade para solução no tratamento de água e efluentes
O ensaio de tratabilidade realizados em bancada, por Jar Test, tem como função a verificação preliminar do processo físico químico de tratamento da água e ou efluente. O ensaio de tratabilidade permite dimensionar e validar o layout do sistema e o processo de tratamento para águas e efluentes, seja visando o descarte ou o reuso.
Os ensaios são realizados em amostras coletadas de forma composta, ou seja, que foi gerado durante o período de funcionamento da produção ou setor de geração do efluente.
Em laboratório utilizando Jar Test, simula-se em bancada processos de tratamento físico químicos, com a adição de reagentes químicos identificando processo que apresentou melhor qualidade da água final tratada. Essa amostra com melhor resultado final é encaminhada ao laboratório Acreditado no Inmetro 17.025, para realizar análise laboratorial e validar qualidade da água aos padrões necessários para atendimento a lei vigente.
Após a finalização das análises, são emitidos relatórios técnicos com especificação de parâmetros analíticos, limites de quantificação, norma técnicas, registros fotográficos e métodos analíticos utilizados. Os laudos são devidamente assinados por engenheiro químico.
Vantagens em realizar o ensaio de tratabilidade em água e efluentes
– Garante a eficiência e eficácia do sistema
– Segurança no padrão de qualidade da água tratada
– Colabora com o processo de compra da estação de tratamento
– Redução de riscos com compra inadequada de equipamento
– Equiparação dos fornecedores e tecnologias